top of page
  • Writer's pictureCristiana Tupinambá

O sentimento de culpa pode ser sua maior prisão



Pois é... O sentimento de culpa quando mal trabalhado é um dos piores sentimentos que pode nos afetar uma vez que nos mantém presos ao passado. São crenças que carregamos desde a infância devemos nos sentir culpados ou envergonhados por cometer um erro.


E isto afeta os nossos pensamentos e a nossa autoestima nos levando muitas vezes para caminhos autodepreciativos e destrutivos até sem perceber... Você certamente já conviveu com pessoas que tem facilidade em conquistar tudo que almejam enquanto outras parece que nada da certo....


Claro que o comportamento e a iniciativa são fatores importantes mas também o fato delas se sentirem ou não merecedoras interfere bastante nesta postura. A culpa faz com que você não se sinta merecedor e acaba por fazer você boicotar inconscientemente certos acontecimentos em sua vida.


Existe uma diferença entre se culpar e se responsabilizar. Quando vc se culpa você paralisa se volta para o passado e tende a repetir os mesmos erros muitas vezes se colocando até na posição de vítima. Já quando você se responsabiliza se coloca como ativo reconhece o seu erro mas não se pune por ele. Procura buscar alternativas e possibilidades.


Acolha os seus erros com carinho e tenha certeza de que eles são importantes para o seu crescimento e aprendizado. Entenda que perfeição não existe. Acredite receba e agradeça tudo que chega até você e se coloque como merecedor das suas conquistas da sua história!




35 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page